quinta-feira, 25 de março de 2010

O Que é o Tarô



O Que é o Tarô - Tarot


Tarô é um jogo de cartas jogado na França e em outros países francófonos, composto por um baralho de 78 cartas. A Fédération Française de Tarot publicou as regras oficias do jogo. Jogos da mesma família com diferentes nomes são também jogados em outros países da Europa central — na região da Floresta Negra no sul da Alemanha, Suíça, Áustria, Hungria e no norte da Itália. Desde o século XVIII as cartas passaram a ser usadas para a previsão do futuro e desde fins do século XIX elas integram o cerne do esoterismo moderno juntamente com a Cabala, a astrologia e a alquimia medieval.

O Tarô Esotérico


O termo tarô esótérico refere-se ao uso das cartas de tarô como parte integrante do ocultismo moderno, juntamente com a astrologia, a alquimia e a cabala.


Estrutura


O tarô esotérico é constituido de 78 arcanos e se encontra dividido em dois grandes grupos:


Arcanos maiores


Os Arcanos maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das idéias e possibilidades da vida, a saber:


01 - O Mago                   02 - A Sacerdotisa - A Papisa


03 - A Imperatriz            04 - O Imperador


05 - O Hierofante, Papa   06 - Os Enamorados


07 - O Carro                   08 - A Justiça


09 - O Eremita                10 - A Roda da Fortuna


11 - A Força                    12 - O Enforcado


13 - A Morte ( O Arcano sem nome )


14 - A Temperança           15 - O Diabo


16 - A Torre                     17 - A Estrela


18 - A Lua                       19 - O Sol


20 - O Julgamento            21 - O Mundo


22 - O Louco ( O Arcano sem número )




Arcanos menores


Os Arcanos menores que expressam os resultados e as formas das idéias, contidos no primeiro conjunto, possui 56 arcanos distribuídos por quatro símbolos básicos: o Naipe de Ouros, o Naipe de Espadas, o Naipe de Copas e o Naipe de Paus. Por sua vez, cada naipe, possui dez arcanos numerados e quatro arcanos com figuras da corte medieval (Valete, Cavaleiro, Rainha, Rei).

Conjunto de cartas do Tarot. Do pouco que se sabe sobre Arcanos Menores é que eles representam os 4 elementos (água, terra, ar e fogo). São semelhantes visualmente ao baralho comum (com o acréscimo de 4 cartas) e tratam de assuntos específicos ou direcionados. Mesmo assim, é muito difícil encontrar material sobre o conjunto de cartas ou sobre os Naipes.



As informações mais importantes sobre os naipes ainda não estão bem difundidas, pois o interesse da maior parte das pessoas se encontra nos Arcanos Maiores, mais conhecidos pelos seus nomes e símbolos. Porém, nos Arcanos Menores é que se encontram a praticidade e o direcionamento, fazendo deles um estudo extremamente interessante e complementar dentro do Tarô tomado em seu sentido esotérico.


Interpretação esotérica dos Arcanos Menores


Os Arcanos Menores representam uma das partes das cartas do Tarô. De 78 cartas, os Arcanos Menores são o maior número – 56 ao todo. Interpretar os Arcanos Menores não é a tarefa mais árdua presente num jogo de Tarô, porém muita ilusão permeia esse assunto: alguns confundem essas cartas com as do baralho tradicional utilizado para jogos lúdicos, outras acreditam ter a mesma significação das cartas do baralho cigano, outras ainda confundem com adivinhação em baralho comum. Separar esses assuntos é complicado, visto que o Tarô se mistura nessas brumas da cartomancia e mal se determinou, ainda, seu conteúdo, quanto mais sua distinção de outros métodos oraculares. Cada um tem sua importância, mas são diferentes.


Naipe de ouros


O naipe de ouros está relacionado ao elemento terra, portanto à vida material, às conquistas financeiras, profissionais e a tudo que, enfim, representa aquilo que pode ser tangível em termos materiais. No naipe de ouros existe a possibilidade de se conseguir conquistar a segurança material com trabalho, disciplina e esforço. O ser humano é ambicioso e a ambição tem relação como o naipe de ouros. Outra característica do naipe de ouros é a dedicação, o esforço, o empenho dedicados aos estudos e ao trabalho.


Naipe de Espadas


O naipe de espadas liga-se ao elemento ar e está relacionado ao poder ambivalente da mente e do pensamento.

Naipe de Copas


No tarô, o naipe de copas é ligado ao elemento água e ao mundo dos sentimentos, sendo o símbolo da taça relacionado ao coração, como receptáculo das nossas emoções.


Naipe de Paus


O naipe de paus corresponde ao elemento fogo que a tudo transforma sem ser alterado. Representado pelo bastão, está ligado ao fazer e à criatividade.


Método

A leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos a serem estudados. Porém, tem-se observado não ser tão simples jogar o tarô, como o imaginário popular o faz crer. Médiuns, escolhidos ou estudiosos devem seguir um longo estudo para uma leitura séria de tarô, cada qual dentro de seu contexto. Num processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia. Por outro lado, existem as técnicas de leitura baseadas numa teoria consistente que, neste caso, serve tanto às leituras quanto à busca por autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual.





fonte de Referência Wikipédia

Um comentário: